terça-feira, 20 de abril de 2010

AS VANGUARDAS EUROPEIAS (síntese)


Uma síntese das cinco propostas que geraram a modernidade e tiveram Paris, Florença, Nova York e Berlim como os principais pólos de irradiação.

As cinco propostas que revolucionaram a arte foram:

FUTURISMO (1º Manifesto – 20 de fevereiro de 1909)

  • A proposta fundamental foi a rejeição ao passado, ao academicismo, é a destruição das tradições.
  • A velocidade passa a ser admirada com o advento da industrialização e complexidade social.

EXPRESSIONISMO (1º Manifesto – 1910)

  • Interesse em expressar o que de mais significativo existe num objeto, de um ponto de vista absolutamente interior.
  • Tendência a deformar a realidade de forma caricatural, por vezes patética.
  • Colocar em evidência o que realmente importa numa pessoa, objeto ou situação.

CUBISMO (1907-1914)

  • Negou os postulados da tradição clássica, trabalhando com fragmentos metonímicos, produzindo montagens/colagem em que as formas geométricas se sobressaem.
  • Multiplicidade de perspectivas, utilizando a superposição e simultaneidade, dando a impressão que o objeto pudesse ser visto ao mesmo tempo sob todos os ângulos.

DADAÍSMO (1916)

  • É uma espécie de culminância dos três primeiros movimentos anteriores.
  • Propõe a destruição dos valores burgueses e usa o nonsense como forma de crítica feroz à sociedade.
  • Desprograma a arte de qualquer premeditação.
  • Mistura pessimismo sarcástico e ingenuidade.
  • “Dadá é o dilúvio após o que tudo começa.”

SURREALISMO (1924)

  • Apoio filosófico em Freud e Marx.
  • Propõe que a arte flua livremente a partir do inconsciente, da livre associação.
  • Incorpora elementos de ilogismo, do sonho, da fantasia.
  • Não se submete a nenhuma ordem vigente, a nenhuma lógica.
  • Na literatura, uma escrita automática, derramada sobre o papel como um fluxo do mundo interior.

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