Uma síntese das cinco propostas que geraram a modernidade e tiveram Paris, Florença, Nova York e Berlim como os principais pólos de irradiação.
As cinco propostas que revolucionaram a arte foram:
FUTURISMO (1º Manifesto – 20 de fevereiro de 1909)
- A proposta fundamental foi a rejeição ao passado, ao academicismo, é a destruição das tradições.
- A velocidade passa a ser admirada com o advento da industrialização e complexidade social.
EXPRESSIONISMO (1º Manifesto – 1910)
- Interesse em expressar o que de mais significativo existe num objeto, de um ponto de vista absolutamente interior.
- Tendência a deformar a realidade de forma caricatural, por vezes patética.
- Colocar em evidência o que realmente importa numa pessoa, objeto ou situação.
CUBISMO (1907-1914)
- Negou os postulados da tradição clássica, trabalhando com fragmentos metonímicos, produzindo montagens/colagem em que as formas geométricas se sobressaem.
- Multiplicidade de perspectivas, utilizando a superposição e simultaneidade, dando a impressão que o objeto pudesse ser visto ao mesmo tempo sob todos os ângulos.
DADAÍSMO (1916)
- É uma espécie de culminância dos três primeiros movimentos anteriores.
- Propõe a destruição dos valores burgueses e usa o nonsense como forma de crítica feroz à sociedade.
- Desprograma a arte de qualquer premeditação.
- Mistura pessimismo sarcástico e ingenuidade.
- “Dadá é o dilúvio após o que tudo começa.”
SURREALISMO (1924)
- Apoio filosófico em Freud e Marx.
- Propõe que a arte flua livremente a partir do inconsciente, da livre associação.
- Incorpora elementos de ilogismo, do sonho, da fantasia.
- Não se submete a nenhuma ordem vigente, a nenhuma lógica.
- Na literatura, uma escrita automática, derramada sobre o papel como um fluxo do mundo interior.
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