terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

POSICIONE-SE CRITICAMENTE







Muitas pessoas consideram o grafite uma expressão artística que reflete os anseios de uma sociedade. Outras ignoram o seu valor artístico, considerando-o uma expressão de arte menor ou simplesmente vandalismo. Keith Haring (EUA) e "osgemeos" (Brasil), autores das obras acima, são expoentes do graffiti urbano. O que você acha destas obras?
Enfim, grafite é luxo ou lixo?
Faça um comentário no Blog!

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O grafite é uma arte muito interessante, por que é algo que está presente na nossa vida de forma tão grandiosa e única, que frequentemente nem sequer percebemos sua importância no meio em que vivemos e também na história da arte.Muitas vezes,como foi dito no texto, é confundida com pixação,pois também é uma forma de expressar-se, mas diferente de pixar, grafitar é um jeito que encontramos de deixar nossos pensamentos, críticas e até admiração explícitos, podendo assim compartilhar com outras pessoas nossa forma de ver diferentes aspectos da vida!As pessoas "desenham" de acordo com os seus sentimentos, podemos assim dizer, e tornam a cidade(que é o principal local onde existe essa arte) mais colorida e alegre.Por esse e outros motivos grafite com certeza é um luxo e infelizmente nem sempre é varolizado!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o grafite é, assim como a pop art, surrealismo, a arte que for, uma arte, porque o artista tenta se expressar de uma forma diferente, ou expressar o que os dias atuais representam para ele, assim como os outros artistas faziam. As pessoas não o valorizam porque não é uma pessoa da alta sociedade, um filosofo, um famoso que está "pintando" a obra, na maior parte das vezes é uma pessoa das ruas, uma pessoa com antecedentes criminais ou etc. que está "pintando". E também um outro motivo banal, pelo grafite estar usando o jet, o mesmo instrumento usado nas pixações, que são crimes, entao na visão de outras pessoas, o grafite faz parte da pixação. Mas na minha visão, o grafite é sem dúvida é um grande luxo, um luxo não muito reconhecido, pela opinião das pessoas ignotantes que acham que a arte só é a pintura, a tela, uma visão limitada, que não vê a grande maravilha que o grafite é...

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o Grafite seja, acima de tudo, formado pelos pensamentos de uma cultura, transmitidos através de imagens. É muito expressivo e com detalhes que muitas vezes mudam dependendo da perspectiva. Há figuras que se misturam, formam outras, e tornam, além de belo, muito rico o trabalho. Muitas vezes os grafiteiros fazem críticas à sociedade atual, e demonstram nas paredes a confusão na qual vivemos hoje. Eu consideraria o Grafite como um luxo, visto que o "lixo" não transmite nenhum sentimento ou ponto de vista a respeito da sociedade, nem traz a beleza e orgulho de fazer parte de uma determinada comunidade, e o grafite sim.

    ResponderExcluir
  5. Eu penso que o grafite é um luxo, porque quem sabe grafitar pode se expressar informalmente e colocar sua crítica em um lugar público para todos poderem apreciar e/ou criticar a sua arte. O grafite pode trazer uma mensagem oculta, que somente pessoas que tem o conhecimento sobre grafite vão entender e isso o faz ter certa importância e até um luxo, pois são poucas as pessoas que demonstram entender o que é o grafite. As cores, formas, detalhes, proporções e características do autor da obra são valorizados no grafite porque cada um tem a sua marca e o seu modo de expressão e isso chama atenção de todos, por isso que algumas pessoas acham que é lixo visto que a forma de expressão pode não estar adequada para aquela pessoa e ela acaba confundindo os termos.
    Lizandra Honória Moura Santos-1ºb

    ResponderExcluir
  6. Discordo de todos os posicionamentos à cima. Acredito, que o grafite não é uma arte que mereça ser defendida ou continuada, pois, o grafite muitas vezes cria um ambiente incômodo ao público. O grafite é imposto em ambiente comum no qual nem todos os frequentadores daquele local público estão interessados na arte que eles fazem. *Como exemplo de como o grafite pode ser inconfortável deixo os links a baixo*

    http://img529.imageshack.us/ifs/9646/img2/3/67915557.jpg

    http://olharurbano.files.wordpress.com/2009/04/grafite.jpg

    O erro comum entre as pessoas é pensar que o grafite é a única expressão de arte urbana apresentada. Acredito que a arte urbana que se utiliza de simetria e cratividade, com cores pintadas à tinta são muito mais agradáveis e deixam o ambiente mais descontraido, melhor do que um local grafitado. *Deixarei mais exemplos de minha fala*

    http://2.bp.blogspot.com/_lQANgta50l8/R3ZxVh3ndPI/AAAAAAAABU0/iaAjcfCBaEw/s320/batman.jpg

    http://www.comoehquetala.com.br/wp-content/uploads/2010/01/1_Dies_Irae.jpg

    http://mesquita.blog.br/wp-content/imagescaler/c60ed99bd8cd1b6972c54928ac015bc8.jpg

    Ah!!Quase esqueço do melhor!
    http://www.youtube.com/watch?v=MsMW1sgTRKw

    Pedro Henrique Barboza Rossetto - 1ºC

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. ALUNA : jamille isvilyn 1 ano c
    Concerteza luxo !
    pena que muitas pessoas não dão o valor devido a essas obras, ainda existem muitos pre conceitos e discriminação o que é uma pena.
    Acho interessante porque todas as pessoas podem ter acesso pois as tais obras se encontram nas ruas e não apenas so muceus !

    ResponderExcluir
  9. Bom..creio que o grafite é sim um luxo e uma forma de expressão,mais tabém acho que o grafite não deveria ser feito em qualquer lugar como disse o Pedro.Acho que o grafite pode sim ser feito,mais com moderação,sem criar uma poluição visual.
    Rafael Vilela 1C

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo com o Pedro. Pois acho que o grafite nao pode ser chamado de arte ,nao tenho nada contra aqueles que gostam mas particularmente nao me agrada.

    Vitor Augusto 1C

    ResponderExcluir
  11. Concordo com o pedro em termos, mas gostaria de dizer q não é só o grafite q incomoda as pessoas, pois nem todos gostam da arte clássica ou da arte abstrata, enfim...
    O grafite me facina, pois é uma arte indefinida, ou seja, no grafite você se expressa de forma livre, assim como na arte abstrata, mas de forma diferente.
    Osgemeos são impressionantes, suas obras, seus grafites monumentais, por exemplo a o grafite no trem de... não sei quantos vagões.

    Lucas Sarandy 1ºC

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que grafite é luxo, não lixo!
    Quando eu olho um grafite, eu procuro uma historia por trás dele, procuro ver o que a pessoa sentia no momento em que estava grafitando, ele exprime mais do que beleza, ele exprime sentimentos, histórias.
    Já a pichação é umas forma de expressar raiva, ou uma forma de desaprovação de algo, como aqui em Brasília, enquanto o arruda não avia sido preso, haviam varias pichações escrito: “FORA ARRUDA!”
    Grafite é um modo de ver o mundo do seu jeito, os GEMEOS, nos mostram isso de forma bem objetiva, na exposição deles aqui em Brasília, eu me emocionei muito, achei fantástico o modo como eles abordaram a arte, e principalmente o grafite.
    Grafite definitivamente é luxo (:
    Rafaela Faulstich - 1ano “C”

    ResponderExcluir
  13. Grafite é luxo, pois espalho-se pelo mundo em diferentes tipos e estilos que agradam a muitos.Vai de um simples muro até grande murais executados em galerias.São formas e criatividades expressas que colorem os muros ao contrario da pichação.

    Gabriela da Costa Faria 1ano c.

    ResponderExcluir
  14. Grafite é sim um luxo quando é feito em locais que são propícios para ele. Concordo com o Pedro que o grafite pode causar um certo desconforto pra quem não gosta, só que não podemos esquecer que esse tipo de arte, que no meu pensamento grafite é sim uma arte, dá uma certa melhoria a uns certos lugares, pois tem gente que paga aos grafiteiros para pintarem em alguns locais públicos, como em várias praças. Eu acho sim que grafite é uma arte e que merece ser defendida desse preconceito que existe sobre ela.
    Raphaella Gerhardt 1ºC

    ResponderExcluir
  15. O grafite assim como qualquer outra expressão artistica tem o objetivo de passar sua ideologia. Mas pode acabar sendo confundido com vandalismo pela forma e local que é exposto, nas ruas.Esta forma de arte deveria receber mais apoio e divulgação, o pré conceito existente é pelo simples fato de não ser compriendido por todos. Um simples grafite em um beco pela w3 tem como meta passar o sonho , a "realidade" , de seu autor. Da mesma forma que Guernica passou a visão de Pablo Picasso sobre a guerra civil espanhola.
    Marcondes.Bé.

    ResponderExcluir
  16. O grafite veio para democratiza a arte , pois ao instalar-se no meio urbano proporciona a visão da pintura a todos , sem ter a necessida de ser colocado em galerias ou exposições privadas , mas as sociedades carregam consigo muitos pré-conceitos achando
    então que arte não pode ser exposta em lugares públicos , pois contraria todos os outros movimentos artisticos que haviam sido feitos até entao.Pela pichação interferir também no espaço é muito confundido com o grafite , mas há uma grande diferença entre os dois , o ato de pixar tem exclusivamente como objetivo destruir e marginalizar as cidades , ja o ato de grafitar tem como pricipal objetivo subverter valores , infeitar as construçoes com simbolos e imagens que servem não só como forma de expressao informal do autor , mas também para retratar uma visão socio cultural da socidade onde está sendo feito a arte . É por isso que ao meu ver o grafitty é um luxo .

    Carla Emerick 1ªC

    ResponderExcluir
  17. EU acho que é um luxo, pois nos grafite podemos expressar nossos sentimentos e passar para as pessoas refletirem, mas muitas vezes pessoas mal olham e já vão falando:-Odeio pixação!.
    Mas isso é uma certa falta de respeito, pois a pessoa mal olhou e nem sequer refletiu sobre o que o grafiteiro grafitou naquela parede!
    É simplesmente por isso que acho o grafite um LUXO!

    Raphael Augusto 1ºC

    ResponderExcluir