domingo, 25 de abril de 2010

TORSO DE ADELE - Auguste RODIN



Rodin foi apreciado há décadas como um dos Escultores realistas do final do século XIX e início do século XX. Seu objetivo, como ele mesmo disse, foi "processar os sentimentos interiores através do movimento muscular. Ele alcançar este objetivo, reunindo seu profundo conhecimento de anatomia e de circulação com especial atenção às superfícies do organismo, dizendo, "O Escultor deve aprender a reproduzir a superfície, o que significa tudo o que vibra na superfície, alma, amor, paixão, vida... Para este efeito, sua modelagem detalhada e poses enérgicas são admiravelmente vigorosas e realistas... mesmo cem anos depois que eles foram criados. Usando o nudismo como inspiração, Rodin pretendia acabar com tabus. Ele abordou em suas obras a homossexualidade feminina, a masturbação e desenhou São João Batista nu. Considerado o maior escultor do século 20, Rodin foi ainda um revolucionário porque as obras dele são as primeiras a prescindir dos padrões clássicos para esculpir, pintar ou desenhar um ser humano. "Ele eliminou todas as referências do que até então era algo indiscutível: o padrão clássico. Com Rodin as esculturas passam a ser de carne e osso. Se humanizam".

O "Torso de Adele", feita em bronze e criada entre 1882-1883, mede 16,8 centímetros de profundidade, 47,5 de altura e 19,6 de largura, pertence ao Museu Rodin de Paris desde 1990.

Faça uma pesquisa sobre a obra Torso de Adele e deixe aqui no blog uma síntese desta pesquisa.

PRAZO MÁXIMO PARA SUA POSTAGEM - 07 de maio.

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O "Torso de Adèle foi criado no Outono de 1880, feito por Rodin. O gesso mostra a
    parte superior do corpo como um arco curvado para trás. Mais tarde, esta forma foi repetida em "Primavera Eterna" e "Fallen Angel". Devido à sua orgástica conotação, a escultura é muitas vezes interpretada como uma das mais atraentes de Rodin a sexualidade feminina, é também uma de suas obras raras cujo título manteve-se ligada à pessoa de um modelo.
    A origem deste tronco pode ser encontrado no assexuado figuras gêmeas Triton
    Rodin criou em colaboração com Charles Cordier como uma fachada decoração da Villa Netuno na Promenade des Anglais, em Nice, em 1879 - um ano antes. Aqui, como em 'O Fauness juelhando, Rodin teve nenhuma inibição para mudar o sexo de seus súditos - ou simplesmente omitir
    seus órgãos genitais, como ele fazia com Paolo no famoso 'Kiss'. Como o gesso no Musée Rodin mostra, Rodin deve ter quebrado o "Torso" entre o umbigo e no abdómen, o que lhe permitiu ajustar o grau de torcer pela rotação das metades ao longo do armamento metal.
    Apesar de sua data de início da criação, uma fotografia publicada em 1888, demonstra que o "Torso", mais tarde se tornou um proeminente
    elemento no canto superior esquerdo do tímpano, até essa data ainda estava ausente em "A Porta do Inferno".

    Clareana Moura, 2 "A"

    ResponderExcluir
  3. O escultor francês Auguste Rodin (1840-1917) sentia fascinação pela nudez. Ele defendia a arte e o erotismo sem tabus e chegou a estar obcecado com a nudez como fonte de inspiração.

    Esse fascínio está à mostra em Madri na exposição Rodin, o corpo nu, aberta nesta terça-feira na Fundação Mapfre.

    A mostra tem 33 esculturas em mármore, bronze e gesso, incluindo O Beijo, uma de suas obras mais famosas, e 90 ilustrações, principalmente dos últimos anos de atividade do artista.

    Em 1900, aos completar 60 anos, Rodin começou uma nova etapa. Investiu nos desenhos com grande carga erótica. As modelos passeavam nuas pelo atelier até que ele decidisse qual era a postura certa para a pose.

    "Não são rascunhos preparatórios para as esculturas. Estão feitos de uma maneira muito rápida, olhando diretamente para a modelo e não para o papel", afirma o curador da exposição, Pablo Jiménez Burillo.

    "São peças muito delicadas. Representam uma forma de expressão onde ele fala do erotismo de uma maneira mais explícita."

    Fonte: Fórum Clube Cético.

    As fontes para essa obra são poucas e fica clichada por uma só definição.
    As obras de Rodin não são apenas obras eróticas ou voltadas à apenas ao nudismo. São obras de arte feitas com um toque de sutilidade e exposta de forma explícita para que esse preconceito com obras mais realistas sejam reconhecidas como ARTE, não como mais uma obra erótica.

    Anna Paula Borges, 2 ''A''.

    ResponderExcluir
  4. Teacher Good Death!
    As informações sobre essa obra já foram todas expostas pelas alunas Anna Paula e Clareana.
    Pesquisamos sobre a obra e achamos as mesmas ''coisas''.
    Enfim, é uma obra legal e esperamos um ótimo trabalho coletivo.
    Abraço!
    Alexandre Leitão 2''A'' e Lucas Gonçalves 2''B''

    PS: postamos através do blog da Anna.

    ResponderExcluir
  5. Estava pesquisando e achei um bom resultado (apenas) na mesma fonte da Anna ( http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=16148.0 ). Concordo com o que falaram acima, todas as informações já foram apresentadas. :(

    Fernanda Lira, 2º ano "A".

    ResponderExcluir
  6. “Torso d’ Adéle”

    A Modelo favorita de Rodin por um longo tempo foi Adéle
    Abruzetti, para quem criou um memorial eterno
    na forma da escultura. Sensível e com
    virtuosismo que transpõe o erotismo sensual das
    curvas do corpo feminino, com um jogo fascinante de luz
    e sombras para criar um de seus maiores oeuvres.

    Altura aprox. 48 centímetros, com base em mármore, produzido pelo "cire perdue"
    técnica e com a assinatura do artista no elenco.

    Rodrigo Correa 2ºB

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Alunos : Maria Clara Coppola e Augusto Mergulhão 2º C

    O "Torso de Adele" foi criado provavelmente já no outono de de 1880, nome favorito Rodin modelo Adèle Abruzzezzi.O gesso mostra a parte superior do corpo como um arco curvado pra tras. Mais tarde essa forma foi repetida em "Eterna Primavera". Por causa de sua conotações orgasticas, a escultura é muitas vezes interpetrado como uma das mais atraentes de Rodin mostra a sexualidade feminina, e também uma das suas obras mais caras.

    ResponderExcluir
  9. O escultor francês Auguste Rodin (1840-1917) sentia fascinação pela nudez. Ele defendia a arte e o erotismo sem tabus e chegou a estar obcecado com a nudez como fonte de inspiração

    aluno:joão gustavo r c lopes 2ano c

    ResponderExcluir
  10. O Torso de Adele
    O Torso de Adele é um obra de Rodan, Rodan foi um escultor do final do século XIX e XX e revolucionista pois mudou a referência do nudismo em esculturas. Suas obras abordavam a homossexualidade feminina, a sensualidade das formas abordadas no corpo. Ele mostrou outra forma de ver a superfície do nudismo, mostrando que no nudismo estava também a alma, o amor, a paixão e vida...Mostrava também vigor nas formas criadas.
    A obra Torso de Adele ,feita em bronze e criada entre 1882-1883, mede 16,8 cm de profundidade, 47,5 de altura e 19,6 de largura, pertence ao Museu Rodin de Paris desde 1990.
    Esta obra foi roubada em 2005 do Museu Nacional de Belas Artes de Santiago do Chile, mas um jovem que viu esta obra valiosa em um parque florestal próximo ao museu ali abandonada, percebeu a importância dela para a sociedade que conhece e valoriza a arte. Levou-a para a delegacia próxima e a devolveu. Deixando que outras pessoas pudessem apreciar e valorizar ainda mais a arte de Rodin.

    Aluna:Fernanda Carneiro 2 ano C

    ResponderExcluir
  11. O escultor francês Auguste Rodin (1840-1917) sentia fascinação pela nudez. Ele defendia a arte e o erotismo sem tabus e chegou a estar obcecado com a nudez como fonte de inspiração.

    Em 1900, aos completar 60 anos, Rodin começou uma nova etapa. Investiu nos desenhos com grande carga erótica. As modelos passeavam nuas pelo atelier até que ele decidisse qual era a postura certa para a pose.

    Érica Moreira 2º "b"

    ResponderExcluir
  12. boa tarde queria saber que objeto esta sustentando a escultura a eterna primavera de bronze estou sempre antenada espero noticias

    ResponderExcluir