quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ELISEU VISCONTI


PRECURSOR DO IMPRESSIONISMO NO BRASIL

Com a proclamação da República a Academia Imperial de Belas Artes chega ao fim. Em seu lugar é criada a Escola Nacional de Belas Artes, que obedecia praticamente aos mesmos moldes da AIBA, apenas com algumas diferenças burocráticas - mas permitia certos "avanços" da modernidade... Claro que com moderação!

Na virada do século acontece aqui no Brasil um período de transição entre o clássico e o moderno. Assim como na Europa, é pelo IMPRESSIONISMO que tal mudança acontece.

No Brasil, destaca-se o pintor Eliseu Visconti, um artista que não se preocupa mais em imitar modelos clássicos; procura, decididamente, registrar os efeitos da luz solar nos objetivos e seres humanos que retrata em suas telas. Ganhou uma viagem à Europa, onde teve contato com a obra dos impressionistas. A influência que recebeu desses artistas foi tão grande que ele é considerado o maior representante dessa tendência na pintura brasileira.
Muito mais sobre o artista no link abaixo clicando aqui

Os slides da aula também estão disponíveis aqui

3 comentários:

  1. Cadê o link pros slides da aula? Não tá aí :((( Nesses slides que estão as questões pra entregar segunda (dia 20) ?

    Fernanda - 2º A
    :)

    ResponderExcluir
  2. Professor ajuda a gente? o link num tah aki :( e o trabalho eh pra entregar na segunda neh?
    obrigada prof!!!!! : ) bj
    Jéssica de Macedo Manso - 2º A

    ResponderExcluir
  3. Olá alunos!
    Houve um problema no download da aula e acabei de corrigir. Os slides estão na postagem sobre Chardin. No texto, clique em (aula).

    ResponderExcluir